quinta-feira, 2 de junho de 2011

Referencial Curricular Nacional

O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil é um material que tem como objetivo auxiliar os professores na realização de seu trabalho diário com as crianças pequenas. Este documento é fruto das determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabeleceu a educação infantil como primeira etapa da educação básica.
O Referencial possui caráter instrumental e didático, pretendendo ser guia de orientação para os professores, contribuindo assim para o planejamento, desenvolvimento e avaliação práticas educativas que considerem o desenvolvimento integral da criança.
"Sua função é contribuir com as politicas e programas de educação infantil, socializando informações, discussões e pesquisas, subsidiando o trabalho educativo de técnicos, professores e demais profissionais da educação infantil e apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais. (Referencial Curricular para Educação Infantil, 1998, p.13)
Ressalta-se que observando a pluralidade e diversidade cultural brasileira e ''...das diversas propostas curriculares de educação infantil existentes, este Referencial é uma proposta aberta, flexível e não obrigatória, que poderá subsidiar os sistemas educacionais que assim o desejarem, na elaboração ou implementação de programas e currículos condizentes com suas realidades e singularidades.'' (Referencial Curricular para Educação Infantil, 1998, p.14)

Referência utilizada - BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasilia: MEC/SEF, 1998

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