quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sugestões de Atividades

É Hora de Mexer o Esqueleto

Eixo trabalhado:

• Movimento

Objetivo: a partir de uma sessão historiada desenvolver a motricidade fina dos alunos.

Conversação inicial:
O que vocês acham de fazermos uma viagem ao mundo dos contos de fadas?
Quem quer ir levanta a mão.
Estabelecer regrinhas que deverão ser cumpridas durante a brincadeira.

Sessão Historiada

Muito bem para embarcarmos nesta viagem teremos de passar por um túnel mágico que nos levará direto para o reino dos contos de fada. (as crianças passam por um túnel de tecido e bambolês – desses de festa de criança – ou pode ser um túnel feito com cadeiras onde as crianças terão que engatinhar por baixo das cadeiras)
Agora que chegamos por onde começaremos, não sei muito bem onde estamos, preciso que vocês me ajudem a achar o castelo encantado. Onde será que ele está? (deixe que as crianças imaginem e indiquem em caminho)
O castelo é grande e muito bonito, não é mesmo (peça a criança para descrever como é o castelo que elas estão vendo, peça a elas que digam quantas torres têm, qual a cor, quem morra nesse castelo...), pena que está muito longe, vocês querem ir até lá mesmo sendo tão longe?
Então vamos, mas temos que alertá-los de que o caminho não será fácil.
Venham todos atrás de mim (a professora vai à frente formando um trenzinho, pare de repente, pedindo silêncio e atenção a todos)
Parem! (abra os braços na frente das crianças, impedindo a sua passagem) Silêncio! Escutem! (coloque uma mão na orelha e finja escutar alguma coisa) Acho que tem alguém cantando aqui por perto. (comece a cantar “Quem tem medo do lobo mau, lobo mau”)
Quem será que está cantando esta música? Olhem só os três porquinhos, e eles estão construindo as suas casinhas?
Vamos ajudar o porquinho que esta construindo a casinha de tijolos, assim o lobo mau não vai poder pegá-lo. (as crianças devem imitar alguém carregando tijolos bem pesados, fingindo fazer muito esforço para conseguir carregá-lo).
Ufa! (dizer passando a mão na testa) Ainda bem que acabamos já estava ficando cansada, estou com muito calor e muita sede. Vocês estão com calor e com sede? (fazer movimentos com a mão, se abanando)
Já sei, que tal se agente fosse até o lago para se refrescar?
Vamos? Então vamos. (correr com as crianças até o lago)
Olhem só que lago lindo, quantos peixinhos coloridos, vamos entrar na água? (todos pulam dentro da água e começam a tremer de frio)
Nossa que frio, como a água esta gelada, acho que teremos que nadar se não vamos congelar aqui. (todos começam a nadar)
Olhem o castelo fica mais próximo do outro lado do lago, temos que nadar até aquelas pedras, e depois poderemos pular até o outro lado. (as crianças fingem nadar até as pedras, depois elas devem subir nas pedras e pular de pedra em pedra até a outra margem do lago)
Oh não! Vejam só isso a ponde para o castelo esta quebrada, o que podemos fazer agora. (cruzar os braços e pensar)
Estamos salvos! Olhem ali é o Aladim e o Gênio, será que eles emprestam o tapete mágico para a gente ir voando? (acenar para o céu chamando o Aladim e o Gênio)
Ainda bem que eles são bonzinhos e vão nos ajudar, agora todos a bordo do tapete. (crianças sentam no chão)
Nossa como tem vento aqui em cima, o tapete fica toda hora balançando, parece até que ele vai cair. (fingir cair para a esquerda e para a direita, para frente e para trás)
Fim da viagem no tapete, todos descendo e agradecendo pela carona. (as crianças de pé agradecem ao Aladim e ao Gênio pela carona)
Agora estamos cada vez mais perto só temos que seguir esse caminho de migalhas.
CAMINHO DE MIGALHAS??? Ué que será que deixou essas migalhas por aqui?
Será que é algum animal? ( incentivar as crianças a adivinharem de quem é a história das migalhas no caminho)
Ah! Bom! Assim fico mais aliviada, já estava começando a ficar com medo.
Vamos em frente então. Esperem! (parar com os braços abertos na frente da crianças, fazendo-as pararem)
Vocês estão sentindo esse cheirinho? (fazer as crianças cheirarem o ar fingindo sentir o cheiro de algo muito saboroso)
Hum parece uma cesta cheia de doces. Que doces será que tem nesta cesta? (peça as crianças para dizer que cheiro elas estão sentindo, o que elas acham que tem dentro da cesta)
Olhem ali. (apontar para a frente) Tem mais alguém seguindo as migalhas, quem será aquela menina de chapéu vermelho? E o que será que ela está fazendo? (deixar as crianças responderem)
Vamos junto com ela até a casa da vovó? Então vamos! (saltitar com as crianças cantando a música “Pela estrada afora eu vou bem contente, levar esses doces para vovozinha. O caminho é longe a estrada é deserta e o lobo mal passeia aqui por perto, mas à tardinha com o sol poente. Com a vovozinha estarei contente.”)
Vejam só pessoal estamos quase chegando, agora é só atravessar por baixo desses arbustos e chegaremos no castelo. (andar acocado)
Nossa o castelo é ainda mais bonito de perto, e como é alto. (olhar para cima inclinando a cabeça para trás)
E vejam, lá estão às princesas tomando chá, vamos tomar chá com elas? (sentar no chão e fingir tomar chá)
Agora que já tomamos chá com as princesas, que tal darmos uma volta de cavalo com os príncipes. (fingir andar a cavalo)
Nossa essa viagem foi maravilhosa, mais acho que já esta na hora de voltarmos para a nossa escola, não é mesmo? Que tal se pedíssemos uma carona com os sete anões pelas minas, assim chegaremos mais rápido ao túnel. (fingir caminhar atrás dos anões, todos em fila, o caminho é estreito, por isso as crianças caminharão de lado, enquanto caminham as crianças podem cantar “Eu vou, eu vou pra escola agora eu vou. Eu vou, eu vou pra escola agora eu vou.”)
Olhem, ali está o túnel que nós levará de volta para a escola. (passar novamente pelo túnel de tecido e bambolê)
Chegamos! Que viagem maravilhosa. (aqui o túnel pode levar as crianças para dentro da sala de aula ou para um lugar onde elas possam sentar em circulo, para realizarem uma pequena conversação que serve também como uma auto-avaliação para a brincadeira que eles acabaram de vivenciar)

Auto – avaliação

• O que vocês acharam dessa viagem?
• Qual a parte que vocês mais gostaram?
• Querem brincar assim de novo, outro dia?
• Todos fizeram direitinho as brincadeira que a professora pediu?
• Teve alguém que não participou? Por quê?
OBS: Antes de iniciar uma atividade de Sessão Historiada é importante, prever o espaço e os materiais que serão utilizados durante a narração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário