sábado, 11 de junho de 2011

Entrevista com uma pedagoga

Formação: Pedagogia - Educação Infantil e Séries Iniciais.
1. Você considera importante as crianças frequentarem escolas de Educação Infantil?
Com certeza.
2. Como você vê as crianças que são atendidas na escola em que você trabalha?
Nessa escola aqui elas são muito bem atendidas. Até por causa do projeto Mais Educação. Elas participam de várias atividades que contribuem muito com o crescimento delas. Não só o crescimento intelectual, mas também com a formação delas para a vida. As crianças participam de várias atividades sem pesar na infância, no crescer delas.
3. O que você entende por infância?
Melhor fase da vida. É uma fase em precisa de afeto, de carinho, de atenção e de todo cuidado do mundo.
4. O que te levou a atuar na Educação Infantil?
Vários motivos. Eu comecei a trabalhar em escola há nove anos como servente. Aí eu comecei a observar. Eu sempre digo que a minha pedagogia é a pedagogia dos corredores porque eu aprendi a gostar da Educação e fui parar na Educação por acaso. Eu estava desempregada. Aprendi a gostar da Educação por observar cada detalhe, cada momento, o olhar da criança e a felicidade que ela tem. A criança tem atividade em casa, mas não é a mesma coisa. Dentro da escola ela participa, ela cresce com outras pessoas, claro que com a mãe dela também, mas ela vê o mundo de outra maneira dentro da escola. Não só dentro da sala de aula, lendo e escrevendo. Quando ela está na escola, ela está inserida num outro contexto de vida. Então, eu me apaixonei pela Educação Infantil. Por incrível que pareça, depois de certa idade acabei gostando da Educação, vendo com um outro olhar.
5. Você se sente valorizada trabalhando na Educação Infantil?
Como já disse, eu trabalhei nove anos dentro de escola. Não como professora, mas convivendo com professoras. Eu já trabalhei em outras escolas em turno inverso ao meu trabalho mesmo, que era na escola. Ainda estou em êxtase porque é a primeira escola que eu tenho com regência. Antes eu era ou professora suplente ou era estagiária. É a primeira turma minha na verdade e estou sendo bem valorizada.
6. Quais os desafios impostos ao profissional que trabalha na Educação Infantil?
Eu acho que o principal é falta de limites. As crianças não tem limites, tanto na Educação Infantil, como nas outras áreas. As famílias estão deixando a desejar nesse ponto. Não estão impondo limites e quando as crianças chegam na escola, te testam para ver se podem fazer o que querem. E não é bem assim. Existem regras, existe uma rotina a seguir. Há coisas que não podem acontecer na sala de aula e elas precisam entrar no ritmo da escola. O principal desafio é impor limites, fazer com que saibam o que podem, o que devem e quando devem fazer.
7. Qual o seu papel na escola?
Papel de professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário