terça-feira, 14 de junho de 2011

Pedagogia, Educação Infantil - novos olhares

Segundo a Resolução do Conselho Nacional de Educação, CNE/CP n.1 de 15 de maio de 2006, na qual estabelece as Diretrizes Nacionais para o curso de Graduação e Pedagogia, licenciatura, garante que os profissionais formados em pedagogia poderão atuar em áreas como na Educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental, apoio escolar e outros. Exemplo: Pedagogia Social de Rua, Pedagogia Hospitalar.

Há vários questionamentos sobre a atuação do Pedagogo, muitos julgam a sua atuação, apenas como professor, mas sua atuação é muito ampla podendo atuar em várias áreas, fora dos espaços escolares, isso muitas vezes é desconhecido por muitas pessoas, e até pelos próprios profissionais.

O pedagogo social de rua é aquele responsável em resgatar meninos e meninas de rua, que acolhe, da atenção, ensina, e ensina e aponta caminhos e ajuda a pensar em novas possibilidades a essas crianças.

Segundo Graciani (2005, p.194-195)

a Pedagogia Social de Rua é um trabalho, acima de tudo, de conquista e de afeto, que permitirá a permanência dos meninos pelo “desejo” de permanecerem, de serem considerados, de serem ouvidos, de poderem expressar seus anseios e angustias. Esses momentos, profundamente presente no cerne do conflito, são as reais possibilidades de emancipação e engajamento dos meninos(as) de rua ao novo projeto de vida.

O desafio do Pedagogo Social de Rua, não é manter os meninos(as) nas ruas, seu objetivo maior é a educação social, o tratamento dessas crianças que vivem de forma precária nas ruas.

Alguma das áreas, em que o Pedagogo pode atuar é em Hospitais auxiliando na aprendizagem da criança enferma, tentado amenizar o ambiente pesado do hospital. Ainda de acordo com o MEC, o ambiente hospitalar possibilita esse atendimento educacional que as crianças hospitalizadas necessitam, de uma educação especial profissional.

Referencias bibliográficas:

FONTES, Rejane de S. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, n.29, p. 119 – 138, Maio /Jun /Jul /Ago 2005.

http://www.fortium.com.br/faculdadefortium.com.br/lucio_jose/material/social_rua.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário