terça-feira, 14 de junho de 2011

O lúdico no Universo Infantil

A importância do lúdico no universo infantil destaca a imagem da criança que sempre considera o mundo como sendo de encantamento e mistério e magia. Isso mobilizou os pesquisadores com relação ao universo infantil onde assim nasceram teorias valiosas sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. A partir destas pesquisas, não pode-se negar as contribuições de Piaget ou Vygotsky no campo da psicologia cognitiva e à psicanálise devemos inúmeras contribuições nos estudos sobre as relações entre a imaginação e a formação da identidade da criança.
Assim, destaca-se que as brincadeiras lúdicas e histórias desempenham papel fundamental no desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças, os estudos sobre o jogo infantil possibilitam identificar a construção da função simbólica que se faz através da representação e permite destacar o pensamento da ação.
A brincadeira fornece para a criança uma transição de representação a qual apresenta função simbólica com relação a utilização dos objetos como signos e a possibilidade de executar ações representativas. Na brincadeira, o que é regra acaba se tornando um desejo que no futuro, segundo Vygotsky, constituirá o nível básico da ação e da moralidade.
Segundo Vygotsky, na brincadeira os objetos perdem sua força determinadora sobre o comportamento que a criança apresenta, pois a sua ação em situação imaginária, ensina a criança a dirigir seu comportamento não pela situação, mas pelo significado que estas apresentam.
O desenvolvimento que a criança apresenta com relação a imaginação está associado com aquisição da linguagem que possibilita à criança imaginar um objeto que ela nunca viram, assim, a criança aprende a separar a ação real de outra ação, desenvolvendo a vontade, a capacidade de fazer escolhas conscientes e operar com situações que levam ao pensamento abstrato.
O contato com o lúdico, com os jogos, com o faz-de-conta se apresenta como sendo uma diversão e entretenimento, que revela sua importância no desenvolvimento do pensar da criança. Assim como também os contos de fadas, que falam de seus super heróis, outra forma que também é bastante explorada na literatura infantil são os chamados contos acumulativos que caracterizam-se como pequenas histórias encadeadas, populares e divertidas, que apresentar um desafio para as crianças encaram como sendo um jogo.

Referências Bibliográficas

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1984.
http://www.portaleducacao.com.br/ (acesso em 10/06/2011 ás 14:35)
www.recantodasletras.com.br (acesso em 13/06/2011 ás 17:00)

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